terça-feira, 23 de junho de 2015

Mudança de Hábito – A Broadway em Sampa

O TEATRO QUE EU VI - TEXTO ESCRITO EM 12/06/2015


Desde sua inauguração, ainda como Teatro Abril, o hoje Teatro Renaut apresenta grandes espetáculos originários da Broadway. São montagens trazidas dos Estados Unidos exatamente iguais às matrizes americanas. O cuidado com que isso é feito é algo impressionante. Não há espaço para quaisquer deslizes ou liberdades que possam, acidentalmente, resultar qualquer demérito ao original.
Há quem torça o nariz para tais eventos, mas não há como negar que é um deslumbre. São espetáculos com alto teor comercial, mas garante ao nosso país emprego para centenas de profissionais e o mais importante: Está provocando um fantástico aperfeiçoamento técnico dos nossos profissionais. 
Técnicos operam com uma precisão extraordinária assim como atores, cantores, bailarinos, músicos, que estão cada vez melhores. A cada ano esse contingente de excelentes profissionais aumenta e abre-se espaço para um mercado de trabalho que se expande e já dá origem a espetáculos originais de grande qualidade artística. É preciso ser muito ressentido para não avaliar isso tudo como algo altamente positivo. Ah, tá, gastam-se milhões nessas produções, dirão alguns puristas, mas e daí, se como contrapartida é apresentado ao público um show de encher os olhos e o coração? Comparados com os BILHÕES surrupiados dos cofres públicos pelos nossos “excelentíssimos” políticos o que isso significa? Acordemos, companheiros!

“Mudança de Hábito” é a bola da vez entre as atrações do gênero na capital. O que se vê em duas horas de espetáculo é um show de tecnologia, alegria, talento, emoção, muito trabalho e dedicação. Um deslumbre absoluto comandado por uma mulher de excepcional qualidade vocal chamada Karin Hils. Na sonoridade do nome, uma coincidência interessante: Ela é cem por cento carismática. Que beleza é ver essa fera em cena. Que voz, que talento, que presença! Uma maravilha! O elenco coadjuvante, formado por um time de atores altamente qualificados, garante um espetáculo nada menos que brilhante. Sei que destacar atores num elenco tão harmonioso pode parecer injusto, mas não dá para não mencionar Thiago Machado, simplesmente impagável no papel do policial Eddie. Os números solo dele elevam a voltagem do frenético espetáculo. Um show de humor! Outra figura encantadora é Ana Luiza Ferreira, que na peça interpreta a postulante Maria Roberta. Que voz tem essa moça! Aliás, os números que envolvem o conjunto de freiras são de memorável beleza.
A base do espetáculo é um antigo filme americano protagonizado pela carismática Whoopi Goldberg e coadjuvado pela espetacular Maggie Smith, a Fernanda Montenegro da Inglaterra. Na história, a cantora de boate Delores Van Cartier, testemunha-chave de um crime, para ser protegida é acomodada pela polícia num convento de freiras comandado por uma austera madre superiora. Não demora muito tempo para a exuberante hóspede revolucionar o casto ambiente do convento, num festival de situações deliciosamente cômicas e frenéticas. Pura subversão!
“Mudança de Hábito” é enfim, um espetáculo deslumbrante. Enche os olhos, o coração e outros sentidos mais! Yes, em vez de endeusar o “padrão FIFA”, nossa presidente deveria olhar para o “Padrão Broadway“ dos artistas brasileiros. Seria de melhor proveito!



Karen Hils

Karen Hils

Karen Hils

Ana Luiza Ferreira

César Mello
Karen Hils e Thiago Machado

Karen Hils e elenco


Nenhum comentário:

Postar um comentário