quarta-feira, 22 de julho de 2015

UMA NOVA AMIGA - UMA MARAVILHA DE SALTO ALTO

O CINEMA QUE EU VI - TEXTO ESCRITO EM 21/07/2015

François Ozon se firma como um dos mais consistentes cineastas franceses. Aos 47 anos tem, desde 2000, quando estreou em longas metragem com o filme “Gotas de Água Sobre Pedras Escandantes” (Gouttes D´eau Sur Pierres Brûlantes), apresentado uma sucessão de bons filmes, entre eles “8 Mulheres” (8 Femmes), ”Swimming Pool”, “O Refúgio” (Le Refuge), “O Tempo Que Resta” (Le Temps Qui Reste), “Dentro de Casa” (Dans La Maison) e “Jovem e Bela” (Jeune et Jolie). Seu mais recente filme, em cartaz na cidade, “Uma Nova Amiga” (Une Nouvelle Amie) é mais um degrau na sua festejada e instigante filmografia.

A história começa com uma deslumbrante cena onde o corpo de uma jovem é vestido e maquilado para ser velado. Trata-se de Laura (Isild Le Besco). Laura e Claire (Anais Demoustier, ótima!) foram, desde a infância, amigas inseparáveis. Adultas se casaram na mesma época, Laura com David (Romain Duris, estupendo!) e Claire com Gilles (Raphael Personnaz). Logo após o nascimento da primeira filha, Laura adoece e morre. No velório, Claire promete diante do caixão da amiga que cuidará do viúvo e da filhinha do casal. Dias depois, numa visita não programada à casa do viúvo, Claire tem uma imensa surpresa ao encontrar Virgínia, uma glamurosa loira cuidando do bebê. O choque é que Virgínia é na verdade David...

Tem início então a história do filme, com o envolvimento de Claire no emaranhado universo de David, onde se revelam sutis e submersas camadas da alma humana. Desejos secretos, revelações surpreendentes, dúvidas, surpresas, mistérios e tentações se alternam numa história de extraordinária voltagem, regado por momentos de drama, humor e suspense. Numa autêntica montanha russa, a vida pacata e quase insossa de Claire vira de pernas para o ar. Para o espectador, uma delícia!

À ótima condução do filme, soma-se uma produção cuidadíssima, com cenários deslumbrantes, música envolvente e um elenco excepcional, onde o principal trunfo é a estupenda atuação do protagonista Romain Duris. Contido e sóbrio, o ator, não obstante sua compleição física nada feminina dá um show de feminilidade, sem escorregar no estereótipo (nem no salto) do simples travestismo. Ao dividido e simpático David ele imprime sentimentos verdadeiros e só por si já garante a maravilha do filme.


Prendendo a atenção do início ao fim, com toques de Hitchcock e Almodóvar, a bem urdida história surpreende a cada momento até o surpreendente final. Adaptado de um conto da inglesa Ruth Rendell, falecida em maio, aos 85 anos de idade, o filme consegue, com humor e seriedade, tratar de forma arrebatadora um tema tabu, o chamado “cross dressing”. O resultado é Genial!

Romain Duris em atuação estupenda 

Anais Demoustier e Raphael Personnaz

Anais Demoustier e Romain Durin


Laura (Isild Le Besco) e Claire (Anais Demoustier) 

Anais Demoustier e Raphael Personnaz

 Romain Duris e Anais Demoustier, ótimos. 

Anais Demoustier, Romain Duris e Raphael Personnaz. No jantar, o elogio ao vestido da garçonete.

Anais Demoustier, Romain Duris e Raphael Personnaz

Romain Duris: atuação estupenda! 

Claire (Anais Demoustier), a surpresa no encontro com Virgínia

Virgínia (Romain Duris) e Claire (Anais Demoustier): experimentando um novo mundo
Virgínia (Romain Duris) e Claire (Anais Demoustier): uma viagem de descobertas
Romain Duris e Raphael Personnaz numa cena do filme

Gilles (Raphael Personnaz) e David (Romain Duris) após um jogo de Tênis 

Em seu delírio Claire imagina um caso entre seu marido Gilles (Raphael Personnaz) e David (Romain Duris) 

Romain Duris e Raphael Personnaz 

Gilles (Raphael Personnaz) e David (Romain Duris) 

David (Romain Duris) se transforma em Virgínia diante do espelho: Desejos secretos

David (Romain Duris) 
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário